A Cruz Ansata conhecida também pelo nome Ankh, ou cruz ankh, é considerada uma cruz sagrada em algumas religiões, e é também chamada de cruz egípcia, devido à sua origem. A cruz Ansanta, ou cruz egípcia, era um antigo hieróglifo que, segundo os egípcios simboliza a eternidade, a chave da vida. Era um símbolo utilizado pelos nobres e faraós com o intuito de lhes trazerem proteção.
A Cruz Ansata, ou Cruz Egípcia é representada de forma ovalada, com uma alça fechada na ponta superior vertical. Sua representação simboliza a união do masculino e do feminino juntos, ou seja pela união das pontas formando um cordão, simbolizam a vida em sua totalidade, e a união dos opostos.
Simbologias da Cruz Ansata
A Cruz Ansanta, também chamada de cruz com um laço, corresponde a combinação da cruz oval de Ísis, deusa grega da natureza, da maternidade e da magia, e a cruz Tao de Osíris, deus grego da vegetação e do além, que juntas simbolizam a vida, a unidade fundamental.
Na religião Wicca, utilizada como amuleto, a Cruz Ansata simboliza a proteção, a fertilidade, a reencarnação, a imortalidade. Da mesma maneira muitos bruxos utilizam a Cruz Ansata em seus rituais, como símbolo de saúde e de fertilidade.
Na alquimia e no ocultismo, a Cruz Ansata é utilizada para representar o caminho da vida simbolizando a transformação. Os cristãos adotaram essa cruz chamada de Cruz Ansata , ou seja, a cruz com laço, ou cruz com asa, chamada de “cruz cóptica”. Por outro lado, essa cruz distinta é, muitas vezes, confundida com uma cruz satanista, pertencente à magia negra.
Conheça outros Símbolos Egípcios e veja também a simbologia da Cruz.